Logo Mooun

Paleta de cores na decoração: saiba como escolher

A definição da paleta de cores para casa é um fator muito importante na decoração.

Afinal, a escolha das cores pode influenciar diretamente em suas emoções e ainda deixar todo o ambiente mais harmônico.

Por isso, para você caprichar nessa decisão, a Mooun trouxe dicas bem interessantes e que podem fazer toda a diferença na composição do seu lar. Vamos conferir?!

Estude o espaço

O primeiro passo é estudar o espaço disponível. Você deve analisar o tamanho de cada cômodo, as entradas de luz e também tudo o que faz parte desse ambiente, como a mobília e os objetos de decoração.

É necessário que tanto as cores das paredes quanto a dos móveis estejam em sintonia, mesmo que você decida pelo contraste dos tons.

Para paredes de cores vibrantes como o verde, vale a pena investir em peças de decoração mais neutras, como as almofadas. 

Pense no efeito das cores


É importante levar em conta que as cores transmitem sensações diferentes em nossa vida. Por isso, ao escolher os tons que farão parte dos ambientes, você deve analisar como cada um terá efeito em sua rotina. 

Para o quarto, por exemplo, é interessante apostar em cores mais claras, que dão mais tranquilidade e ajudam a estimular o sono. Ao comprar a colcha de cama, procure combinar as cores da peça com as da parede e também optar por estampas que façam sentido com essa combinação.

Se o acabamento da sua parede é amadeirado, uma ótima dica é usar o Jogo de Lençol Andreza Foresta. Ele traz uma clássica combinação de estampas de folhagens e que tem tudo a ver com uma decoração inspirada na natureza. 

Conte com a ajuda do círculo cromático


Caso você tenha certa dificuldade para
combinar as cores na decoração, não há motivo para desespero! 

Uma boa opção para saber como montar essas combinações é usar o círculo cromático. Esse recurso traz 12 cores para você tirar inspirações e criar à vontade. 

Elas são, ao todo, 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias. Todas elas estão próximas de suas cores complementares e você pode usar esse círculo como ponto de partida para definir quais opções usar nos ambientes da sua casa. 

Além disso, existem aplicativos e sites que fazem a simulação de cores, onde você pode fazer diferentes testes. Basta escolher quais quer combinar e aplicá-las nos cômodos para ver o resultado. Agora ficou bem mais fácil, né?!

Preste atenção na iluminação

A iluminação de casa é outro fator que não deve ser ignorado ao escolher a paleta de cores. Isso porque os tons das lâmpadas têm o poder de mudar o ambiente e isso faz toda a diferença no resultado final da decoração. Confira:

  • As lâmpadas de cores brancas, por exemplo, clareiam todo o local e trazem uma sensação de energia e movimento;
  • As lâmpadas de cor amarelada dão a sensação de calor e esquentam as cores das paredes e também dos elementos de casa;
  • Já as coloridas transformam completamente a matiz e podem deixar o cômodo mais frio, mais quente, com a sensação de paz… Tudo vai depender do tom escolhido.

As cores podem mudar por completo a decoração da sua casa

Para escolher a paleta de cores da sua casa, vale a pena analisar cada detalhe. Além disso, é importante buscar referências para se inspirar e criar as mais diversas possibilidades. Ao escolher as melhores cores para cada elemento dos cômodos, sua casa fica mais bonita e agradável. 

Já tem uma ideia de quais cores escolher? Então continue de olho no blog da Mooun! Aqui você tem muito mais ideias para transformar a decoração do seu lar de forma simples e prática!

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download lava firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download